Conta Ágil destaca a importância de uma boa contabilidade

As empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais de várias formas, principalmente pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade.

A Contabilidade é a alma da sua empresa, e isso deve ficar bem gravado na sua cabeça. É nela que tudo fica registrado. Por isso mesmo, é importante manter a documentação atualizada e sempre adequada, bem como fazer transações negociais dentro do objeto da empresa. O resultado é uma Contabilidade transparente.

Se você não tem esse cuidado com a documentação de suas transações operacionais, faz negócios fora do objeto social, mistura ou confunde bens particulares do sócio e da empresa, comete desvios ou até mesmo contrata profissionais despreparados, nem precisaríamos dizer, mas vamos fazê-lo para ressaltar: sua Contabilidade tem problemas, que podem ser utilizados para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.

Os administradores, especialmente os de empresas de médio e pequeno porte, não se preocuparem com a Contabilidade, atribuindo a mesma apenas como uma responsabilidade do contador. Porém a verdade é que ninguém quer ser acusado de crime fiscal, ter indisponibilizados seus bens ou dos sócios e administradores, pagar pesadas multas ou tributos, pedir concordata ou declarar falência, certo?

Então fique atento a essa dica da ContaÁgil: é dever não só dos contadores, mas também dos administradores das empresas conhecerem a definição de crimes, fraudes, dolos, erros, simulações, arbitramentos fiscais, distribuição de lucros, responsabilidade; além de priorizar uma escrita contábil saudável, como prova a favor da empresa nos mais variados embates que podem ocorrer.

E aí também deve se destacar a importância – e até necessidade – da Auditoria como complemento da Contabilidade nas suas mais variadas áreas.

Conciliação Contábil – Contabilidade Sem Incorreções Para Evitar Fraudes

Para que não haja fraude no trabalho do contador, ele não deve apenas evitar procedimentos errôneos. Deve, ainda, manter em ordem a Contabilidade da empresa. Como se faz isso? Conciliando a Contabilidade com os documentos e os diversos relatórios dos demais setores que dão suporte aos lançamentos contábeis, elaborando planilhas, relatórios e composição dos saldos da contas contábeis, ou seja, planilhas auxiliares que comprovem a correção dos saldos existentes na contabilidade.

Migre agora para o ContaÁgil e tenha segurança e agilidade em sua rotinas contábeis.

Ter a certeza de que os saldos contábeis estão corretos depende da empresa e, quanto mais houver o confronto dos relatórios de cada setor com a Contabilidade, maior será a precisão das informações contidas no Balanço Contábil dessa empresa.

Assim sendo, fica claro que a Contabilidade é um espelho da realidade da empresa, e protege os sócios, os administradores e o próprio contador de responderem com seus bens pessoais em questionamentos tributários, civis, comerciais, penais e criminais, e sendo a prova de que os mesmos não agiram de má fé, de nenhuma maneira.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.